Formação Profissional em Mindfulness

Ministrado por Katya Stübing e professores convidados

Fundamentos em Mindfulness é um curso de capacitação profissional com duração de 12 meses, com aulas semanais sempre às terças pela manhã. Durante o curso, serão abordadas práticas, teoria e aplicações de mindfulness. A capacitação é embasada no método “Treinamento em 8 Sessões de Mindfulness” (T8SM©), desenvolvido por Katya Stübing em 2012. Contudo, o curso é flexível, visando formar instrutores capazes de aplicar mindfulness em diversos contextos, sem depender rigidamente de protocolos predefinidos. Essa abordagem reconhece a diversidade de profissionais, como psicólogos e médicos, e busca integrar mindfulness em suas práticas existentes. Além disso, o curso explora as bases teóricas e pesquisas na área, seguindo as Diretrizes Internacionais para o desenvolvimento de instrutores em mindfulness (MBI-TAC), estabelecidas pela parceria entre as Universidades de Bangor, Exeter e Oxford, na Inglaterra.

Ao final do curso, de acordo com a avaliação final, os alunos estarão capacitados como instrutores de mindfulness, com certificado emitido pelo Instituto de Psiquiatria da USP. O programa é dividido em 3 partes:

Módulo 1: Desenvolvimento da prática pessoal, apoiados no protocolo T8SM©.

Módulo 2: Aprofundamento teórico em temas como modelo cognitivo, neurociência, espiritualidade e saúde, ética e filosofia da mente, com participação de professores convidados.

Módulo 3: Desenvolvimento de práticas, aplicação e supervisão.

O curso destina-se a profissionais que trabalham com grupos ou atendimentos individuais e desejam integrar mindfulness em sua abordagem. O único pré-requisito é possuir formação superior, e uma entrevista é necessária para aqueles que ainda estão em formação. Além disso, é necessário um conhecimento intermediário de inglês ou habilidade para usar aplicativos de tradução para leituras.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais a desenvolver práticas e aplicar mindfulness em diversos públicos. Para utilizar os protocolos desenvolvidos por Katya (T8SM©-Geral e T8SM©-Crise), será necessário um treinamento complementar, com custos e programação à parte. Após a formação como instrutor, os alunos podem optar por um programa de supervisão para aprimorar sua atuação profissional ou um programa de mentoria para desenvolver seu próprio protocolo.

  • Apresentação e introdução dos conceitos de meditação.
  • Compreensão do conceito de mindfulness, desde suas raízes espirituais até abordagens seculares.
  • Compreensão dos mecanismos de ação da mindfulness: a forma de prestar atenção.
  • Reconhecimento das aplicações da mindfulness: corpo, emoções, mente e consciência.
  • Cuidados especiais nas aplicações em saúde mental.
  • Introdução ao modelo cognitivo por trás da abordagem com mindfulness: Interactive Cognitive Subsystems (ICS).
  • Neurociência contemplativa e metacognição.
  • Mindfulness para crianças e adolescentes.
  • Mindfulness nas empresas.
  • Outras formas criativas de trabalhar com mindfulness.
  • Investigação do propósito pessoal.
  • Cultivo de emoções construtivas – técnicas de lovingkindness (compaixão) e introdução à Terapia Focada em Compaixão.
  • Treinamento em conduzir práticas e dar feedbacks de acordo com Diretrizes Internacionais.

Katya Stübing é Mestre em Ciências da Saúde pela Psiquiatria da USP, com especialização em Psicologia pela ALUBRAT. Trabalha com mindfulness como ferramenta de saúde mental desde 2011. Já atuou como palestrante em diversos seminários e congressos no Brasil e no exterior, onde também aprimorou seus conhecimentos. Forma novos instrutores e conduz pesquisas sobre o tema. Atende individualmente ou em grupos, on-line ou presencial.

Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto é bacharel em Psicologia pela Faculdade de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1979), doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (1991) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP e do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Suas principais linhas de pesquisa são Psicoterapias, e Cultura Brasileira e Psicopatologia.

Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) com doutorado em Patologia e pós doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidade de Zaragosa, Espanha. Professor adjunto da UNIFESP, coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.

Dra. Paura Ricci Arantes é médica neurorradiologista com Doutorado pela FMUSP e Pós-Doutorado pelo Instituto e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, em mapeamento cerebral. Pesquisadora do LIM44 e da FMUSP, em mapeamento cerebral pré-operatório de tumores cerebrais e de epilepsia; tractografia e conectividade cerebral em transtorno obsessivo-compulsivo; mapeamento cerebral, conectividade estrutural e funcional em meditação. Neurologista do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Colaboradora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da FMUSP.

Dra. Tamara Russell (professora estrangeira) é Psicóloga experimental, com mestrado em Neurosciência pelo King’s College de Londres, Inglaterra; doutorado em psicologia clínica pela University College London, Inglaterra. Faixa preta em kung fu estilo Shaolin. É formada em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT; Mindfulness-Based Cognitive Therapy) pela Universidade de Oxford, sendo também supervisora autorizada. Desenvolveu protocolo próprio de mindfulness, chamado Body in Mind Training – BMT. Ministra treinamentos de mindfulness para pacientes com transtornos mentais graves, estudantes de medicina, médicos e público geral.

Adriana Splendore é Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP; pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal); pós-graduação em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Transpsicanálise; membro do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER) no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP desde 2012, atuando com Oficinas de Mandalas Terapêuticas nas diversas enfermarias do Instituto de Psiquiatria da USP. Coordenadora da primeira Formação Integrativa em Mandalas Terapêticas realizada no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Comunicadora da Rádio Mundial (95,7FM) há vinte e três anos, com o programa Equilibrius.

Dra. Víviam Barros, PhD é sócia-fundadora do Centro de Promoção de Mindfulness. Psicóloga, mestre em psicologia (UFJF) e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Foi membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego; Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies, Warminster, Inglaterra; Formação no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e Instituto Nirakara (Espanha); e no Programa Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT)  oferecido pelo Mente Aberta, em Parceria com o Oxford Mindfulness Centre. Diploma em Terapia Focada na Compaixão pela Compassionate Mind Foundation e diretora técnica da Associação Mente Compassiva.